EPI’s — Equipamentos de Proteção Individual, responsáveis por garantir a segurança dos trabalhadores da construção civil. Neste sentido, neste artigo você conhecerá mais sobre a necessidade do uso dos EPI’s e quais são os principais a serem utilizados no setor de obras. Acompanhe!
Afinal, por que utilizar EPI?
Como apresentado na introdução deste artigo, falar de EPI está diretamente relacionado à segurança da vida e da integridade física do trabalhador em construção civil. Levando em consideração que esse espaço é o que tem o maior acúmulo de acidentes e mortes de trabalho, o uso dos equipamentos de proteção individual se faz necessário para a redução desses índices.
Sabe-se que, por exemplo, utilizar capacete, óculos, equipamentos de segurança ao escalar e muitos outros são essenciais para garantir que o trabalhador volte para sua casa ao final do dia com vida e sem nenhum ferimento.
Além disso, acidentes de trabalho acabam prejudicando, e muito, o progresso da obra. Essas ocorrências, por sua vez, geram desgaste entre a equipe, exigem interrupção das atividades para análise do fato ocorrido e também exigem gastos com auxílio hospitalar.
Enfim, utilizar EPI’s pode garantir à construtora:
- Segurança de seus colaboradores
- Cumprimento de prazos
- Gastos indesejados
- Bom funcionamento da obra
Quais são os principais tipos de EPI’s e como eles funcionam?
Para o serviço de engenharia e construção civil, alguns equipamentos de proteção individual são indispensáveis. Dessa forma, confira abaixo alguns exemplos e como eles funcionam em benefício ao trabalhador.
- Capacete:proteção contra impacto no crânio;
- Óculos:proteção para os olhos;
- Protetor auricular:proteção para o ouvido;
- Mascará para proteção contra pó da obra e químico:proteção para as vias respiratórias;
- Trajar roupas como calça e camisa comprida;
- Luvas de Segurança:proteção contra materiais corrosivos ou toxico e contra materiais que possam provocar cortes;
- Botas ou botinas: proteção contra produtos químicos, materiais perfurantes e impactos;
- Cinto de segurança: proteção contra queda;
Comportamentos de riscos
Além do uso de EPI’s, obrigatoriamente fornecidos pela construtora aos trabalhadores, alguns comportamentos de riscos devem ser evitados, garantindo também a segurança e a qualidade do trabalho no canteiro de obras.
Para isso, é preciso que as empresas constantemente desenvolvam orientações aos profissionais, instruindo-os sobre práticas ideais durante o expediente a fim de garantir que o ambiente na obra seja o mais adequado possível, diminuindo os riscos de acidentes e fatalidades.
Alguns comportamentos de risco comuns são:
- Uso de ferramentas ou materiais antigos
- Não usar os Equipamentos de Proteção Individual ou Coletivos
- Desatenção ou ritmo acelerado de trabalho
- Sentimento de segurança absoluta
- Brincadeiras de mau gosto no ambiente de trabalho
- Operar máquinas ou ferramentas sem capacitação
Conclusão
Garantir a segurança e a qualidade do trabalho no canteiro de obras nunca é demais. Por isso, lembre-se sempre de conferir se a sua equipe está devidamente equipada ao ingressar no expediente de construção. Além disso, priorize esse cuidado e promova as melhores condições para a execução do seu empreendimento.
A Mabex valoriza o uso de equipamentos de proteção, pois entende que, para garantir o sucesso da obra, o fator humano é fundamental. Portanto, protegê-lo é um compromisso nosso!
Aqui, todos os colaboradores são instruídos e incentivados a aderir às práticas de boa conduta durante o expediente, evitando, assim, ocorrências indesejáveis.
Se você ficou interessado nesse assunto, e quer saber mais sobre práticas de segurança na construção civil, confira o nosso artigo sobre como layouts corretos podem tornar a obra mais produtiva e segura. É só clicar aqui!
Outros artigos que você poderá gostar:
Confira mais sobre a nossa atuação e outros projetos:
Veja nosso portfólio completo e conheça outras obras!
Tem um projeto em mente? Fale conosco: