O mercado da construção envolve diversos setores para sua execução, entre eles pode-se destacar a engenharia civil, elétrica, arquitetura, design de interiores e muitos outros.
O fato é que o modelo tradicional de execução da obra, o design-bid-build (desenho-licitação-construção), vem sendo substituído por uma nova metodologia, o design-build.
Isso está acontecendo por causa do aumento de demanda e exigências do setor para serviços qualificados, rápidos e seguros.
Para isso, o design-build faz com que construtores e projetistas trabalhem juntos na hora de executar um empreendimento, diferentemente do modelo tradicional onde esse trabalho era desempenhado individualmente e sem uma interatividade qualificada entre as partes.
Neste artigo você conhecerá mais sobre o design-build e como esse método pode beneficiar sua obra. Quer saber? Acompanhe!
Afinal, como funciona o design-build?
Um modelo de planejamento e gestão de obra inovador e com garantia de resultados positivos por meio do compartilhamento de responsabilidade entre projetistas e construtores. Essa é a definição prática do design-build.
O modelo é bastante utilizado em países com alto grau de desenvolvimento, como os Estados Unidos, por exemplo. Por lá, um instituto especializado na área descobriu que a metodologia do design-build já havia conquistado 45% dos empreendimentos em 2014.
Nesse tipo de gestão, a empresa contratada para administrar a obra se responsabiliza em fazer a contratação dos envolvidos no empreendimento, desde projetistas a construtores. Além disso, ela também é encarregada de garantir a interação dessas áreas do início ao fim da obra.
“O design-build, em tese, é um método com menor probabilidade de conflito, já que o objetivo é único e as partes estão alinhadas. Quando bem feito, o contrato do design-build é mais convergente em relação aos objetivos tanto do cliente como do contratado do que o processo tradicional”, disse Silvio Melhado, professor na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em entrevista ao site Construção Mercado.
Qual a influência sobre o prazo da obra?
Levando em consideração que o design-build aproxima todos os processos de execução da obra, a comunicação entre os envolvidos é uma das vantagens em aderir a esse tipo de serviço.
Com isso, o prazo de construção é reduzido em decorrência à prevenção de interrupções ao longo da execução do projeto.
Tudo isso acontece porque, desde que o empreendimento começou a ser projetado a participação da construtora já era ativa, sabendo de todas as exigências e possibilidades ocorrentes durante a obra.
Lá na frente, na fase de edificação, o acompanhamento dos projetistas auxilia na dinamização dos construtores, que têm as intervenções esclarecidas e conseguem alterar o projeto inicial de forma otimizada caso assim seja necessário.
Quais benefícios desse método para meu projeto?
Além da contribuição sobre os prazos da obra, vamos destacar também 4 benefícios incríveis que o design-build agregará à sua obra. Confira!
1. Custos reduzidos
Com prazo encurtado e aplicação de processos inteligentes e dinâmicos, os custos da obra em design-build tendem a ser reduzidos. Isso auxilia no orçamento do investidor e até mesmo durante os processos de construção.
2. Gestão centralizada
O princípio do design-build é a centralização da gestão de obra. O cliente contrata uma empresa e ela ficará responsável por garantir todas as demais parcerias que vão desenvolver desde o projeto até a etapa com a equipe de engenharia.
Isso garante o controle e monitoramento eficaz da obra.
3. Inovação aplicada
Outro fator incrível do design-build está relacionado aos processos inovadores durante a execução da obra. Isso se dá pela participação interativa entre projetistas e engenheiros, antecipando intercorrências que só podem ser de fato enfrentadas durante a construção.
4. Clientes satisfeitos
Mais do que esperado, a satisfação do cliente é um dos benefícios que design-build proporciona ao contratante. Essa satisfação é baseada em um processo ágil, inteligente e transparente, e a competitividade do mercado está impulsionado esse método juntamente pelo alto índice de engajamento do cliente com o serviço.
E agora, conseguiu ao final desta leitura compreender como funciona e quais as vantagens da construção por design-build? A Mabex entende o quão produtivo é esse tipo de obra, por isso oferece ao mercado brasileiro um serviço competente, seguro e prático.
Se quiser conhecer mais sobre as vantagens do design-build, nós temos um artigo bem legal que pode te interessar. Para conferir é só clicar aqui!
Read More